CONGRESSO INTERPROVINCIAL DO CARMELO DESCALÇO NO BRASIL

11/11/2021

As Províncias do Carmelo Descalço no Brasil realizaram, entre os dias 9 e 15 de outubro deste ano de São José, o I Congresso Interprovincial do Carmelo Descalço. O evento, com o tema "São José: entre o silêncio e a ação", foi organizado pelas Províncias do Carmelo Descalço no Brasil, sendo transmitido pelos canais da OCDS no YouTube, com vídeos que chegaram a somar milhares de visualizações. Foi um grande momento de formação e confraternização para a família teresiana no Brasil, quando freis, monjas e seculares assumiram a organização do evento, abrindo as portas para essa missão comum de divulgar o nosso amor a São José e o nosso carisma carmelitano.

Depois das mensagens iniciais do Padre Geral, Frei Miguel Márquez Calle, OCD, dos Provinciais OCD e dos Presidentes Provinciais OCDS, ocorreu a Missa de abertura do Congresso, presidida pelo Superior da Província São José, Frei Émerson Santos, OCD. Nesta mesma noite inicial foram divulgados os vencedores do concurso da música em homenagem a São José: Paulo Sérgio Dutra, Edison da Silva Santos e Hederson Ramos de Freitas.

No domingo, tivemos as palestras do Frei Rafael de Santamaria, OCD ("São José na perspectiva bíblica") e do Padre José Antônio Bertolin, OSJ ("a espiritualidade josefina"), além da mesa redonda que contou com a participação da Professora Estela da Paz, OCDS, e do Frei Cesar Cardoso, OCD.

Na segunda-feira, 11/10, tivemos a palestra do Carlos Vargas, OCDS, presidente da Província Nossa Senhora do Carmo, com o tema: "São José na voz dos Papas". 


No dia seguinte, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Frei Patrício Sciadini, OCD, falou sobre "São José no pontificado do Papa Francisco".

Na quarta-feira, 13/10, tivemos as palestras de Luciano Dídimo, OCDS ("São José na paternidade") e do artista sacro Lúcio Américo de Oliveira ("São José representado nas artes e ícones"). No dia seguinte, tivemos palestras das irmãs Sheron Maria da Cruz, OCD ("As diversas devoções a São José") e Maria Bernadete da Santa Mãe de Deus, OCD ("São José nos santos do Carmelo").

Durante o Congresso, também tivemos apresentações musicais dos outros participantes do concurso musical em homenagem a São José e celebramos o tríduo em honra a Santa Teresa de Jesus, Nossa Mãe, com participação do Frei Carlos Eduardo, OCD (Caratinga, MG), dos Frei Alceu Filipin e Gilberto Alexandre da Luz, OCD (Santa Maria, RS) e do Frei Luciano Henrique Veras Tito, OCD (Maceió, AL).

A Missa da Solenidade de nossa Santa Madre, na Paróquia do Santíssimo Sacramento e de Santa Teresinha, foi presidida pelo Frei Everton Berny Machado (OCD), Superior da Província Nossa Senhora do Carmo, com a participação de carmelitas descalços seculares das comunidades Santa Teresa Benedita da Cruz (São Leopoldo, RS), Nossa Senhora do Carmo e Santa Teresa de Jesus (Porto Alegre, RS).

Nesta noite de encerramento, também tivemos a apresentação musical do grupo "Amigos do Carmelo", de Curitiba, e as mensagens dos apresentadores do Congresso, Romário e Gilcivânia Pinheiro (OCDS), e da presidente da Província São José, Rose Lemos (OCDS), que fez um agradecimento à comissão organizadora, ao ex-delegado geral para a OCDS, Frei Alzinir Debastiani (OCD), e a todos os participantes.

Este Congresso, inspirado no ano de São José, convocado pelo Papa Francisco, foi uma homenagem aos 150 anos da proclamação de São José como Patrono da Igreja Católica, celebrando também o tríduo e a Solenidade de nossa Santa Madre Teresa de Jesus. Esse evento testemunhou a comunhão no carisma carmelitano dos freis, monjas e seculares do Brasil. Esperamos que esta semente josefina frutifique espiritualmente, com a Graça Divina, colaborando para crescermos na fé, na esperança e na caridade.


Carlos Vargas, Presidente da Província Nossa Senhora do Carmo - OCDS. 

Observação: 

Texto originalmente publicado no Informativo Carmelitano (Província Nossa Senhora do Carmo - OCD), Porto Alegre, n°. 021, 11/2021, p. 4-5. Esse mesmo texto também foi publicado na apostila final do I Congresso Interprovincial do Carmelo Descalço no Brasil: São José - entre silêncio e ação. 

Para saber mais:

A apostila com textos das apresentações do Congresso Interprovincial do Carmelo Descalço, sobre São José, está disponível no seguinte link: 

https://pt.scribd.com/document/538685871/Apostila-do-Congresso-Interprovincial-do-Carmelo-Descalco-sobre-Sao-Jose-2021

Carlos Vargas - Blog do Escritor
Todos os direitos reservados - 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora