Félix em Busca do Ser Humano: Contos Filosóficos

02/04/2018

"A maravilha nem sempre está no mundo, mas está nos olhos de quem se maravilha ao ver o mundo. Estes contos descrevem situações cotidianas, mostrando a busca de Félix Raimundo pelo ser humano, seguindo o exemplo de Diógenes, mas trocando a lâmpada acesa do cínico pelas palavras iluminadas na fé.

Os diálogos foram, desde a Antiguidade, uma forma de apresentar ideias filosóficas que nascem da conversa amiga. O nosso Félix não foi apenas inspirado em Sócrates. O nome do herói destes contos e a ênfase cristã do seu pensamento remetem-se à obra "Félix ou o livro das maravilhas" do filósofo e teólogo Raimundo Lúlio.

Félix não busca um ser humano abstrato, mas quer encontrar, acima de tudo, alguém que possa viver concretamente a amizade filosófica. Na sequência dos diálogos, o protagonista conversa sobre vários aspectos da vida humana. Ele enfrenta questões desde a gravidez até à morte, passando pelas escolhas profissionais e pelo casamento.

O jovem estudante apresenta um contraponto filosófico a determinados modismos culturais. Como acontecia com Sócrates, nem sempre o resultado é vitorioso, mas a perseverança intelectual é maior do que as desilusões do caminho. A busca da verdade, por meio da amizade filosófica, é um ideal que nunca deixou de existir.

A amizade que Félix tanto busca não é simplesmente desinteressada, mas pretende construir os fundamentos do bem comum, que vai brotando devagar, indo além das motivações iniciais. A maravilha da amizade filosófica é descobrir até onde vai esta busca..."

Carlos Vargas

https://www.chiadobooks.com/livraria/felix-em-busca-do-ser-humano

Carlos Vargas - Blog do Escritor
Todos os direitos reservados - 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora